A docência: Características básicas

No sentido formal, a docência é o trabalho dos professores, o conjunto de funções que ultrapassam a tarefa de ministrar aulas. As funções formativas convencionais, como ter um bom conhecimento sobre a disciplina e sobre como explicá-la, foram tornando-se mais complexas com o tempo e com o surgimento de novas condições de trabalho.
Não há dúvidas que estamos diante de um processo de ampliação do campo da docência. Por considerar a docência como uma atividade especializada, defendo sua importancia no bojo da visão profissional. Assim, uma das caracteristicas fundamentais gira em torno da docência como profissão. A docência requer formação profissional para seu exercício: conhecimentos específicos para exercê-lo adequadamente ou, no mínimo, a aquisição das habilidades e dos conhecimentos vinculados à atividade docente para melhorar sua qualidade.
Outra caracteristica da docência está ligada a inovação quando rompe com a forma conservadora de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar, reconfigurar saberes, procurando superar dicotomias entre conhecimento cientifico e senso comum, ciência e cultura, educação e trabalho, teoria e pratica etc.; Explora novas alternativas teorico-metodologicas em busca de outras possibilidades de escolha; procura a renovação da sensibilidade ao alicerçar-se na dimensão estética, no novo, no criativo, na inventividade; ganha significado quando é exercida com ética.
Formar professores implica compreender a importancia do papel da docência, propiciando uma profundidade científico pedagógica que os capacite a enfrentar questões fundamentais da escola como instituição social, uma prática social que implica as ideias de formação, reflexão e crítica.
Referencia Bibliografica: VEIGA, Ilma Passos Alencastro Veiga e D’AVILA, Cristina. Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário