Este é um blogg onde a educação e toda a sua história é pauta. Conheça um pouco do meu pensamento e de resumos, livros, resenhas,textos, ensaios, estudos e demais trabalhos de vários pensadores e colaboradores sobre vários temas dentro da área da educação. Agora que você ja sabe onde nos encontrar, estou certa que nos veremos neste blog sempre! abçs
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)
(Jean Piaget)
quarta-feira, 20 de abril de 2011
A Cultura
Ao longo de dois ou três, séculos a modernidade não questionou seriamente os conceitos de cultura e educação. Ela foi conceituada atravéz de um senso comum, que designaria o conjunto de tudo aquilo que a humanidade havia produzido de melhor - fosse arte, ciência, literatura etc. Foi durante muito tempo pensada como única e universal. Jamais debatida e analisada. Sendo assim, a educação foi eleita como o caminho para se atingir as formas mais elevadas da cultura, tendo por modelo as conquistas ja realizadas pelos grupos sociais mais educados e, por isso, mais cultos.
No seculo XVIII, intelectuais alemães passaram a chamar sua própria contribuição a humanidade em termos de maneiras de estar no mundo, sistemas religiosos e filosoficos etc principalmente todo aquele conjunto de coisas que eles consideravam superiores e que os diferenciava do resto do mundo de "Kultur". A Cultura passou a ser escrita com letra maiuscula e no singular. Maiuscula porque era vista ocupando um status muito elevado; e no singular porque era entendida como unica. E se era elevada e única, foi logo tomada como modelo a ser atingido pelas outras sociedades. Nasce uma cisão: a alta cultura, que passou a funcionar como um modelo sinônimo daqueles "homens que ja tinham chegado lá". E a baixa cultura, a cultura daqueles menos cultivados e que por isso "ainda não tinham chegado lá". E desta diferenciação ocuparam-se alguns pedagogos que vêem a educação como o caminho para a elevação cultural de um povo. O que reforça a idéia de conceito de cultura como um elemento de diferenciação assimetrica e de justificação para a dominação e a exploração.
Haviam debates que definiriam quais os marcadores culturais de cada grupo a cada momento.
No periodo Renascentista, deslocaram a enfase da dimenssão divina do homem para a dimenssão humana e a cultura serviu como uma morada capaz de conferir ao homem um sentido de pertença que o mesmo achava haver perdido.
Referencia bibliografica:VEIGA-NETO, Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação. ANPED, Mai/Jun/Ago, nº 23, 2003, pp.5-15
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