
Afirmam que o tema cultura nem sempre é planejado, que é no diálogo travado com os educandos no ambiente educativo que aspectos da cultura amazonica são explorados e é valorizado por está relacionado ao cotidiano social e cultural dos educandos. Os educadores, também buscam construir a identidade do educando como ser enraizado na história, na vida social de uma região específica, a Amazônia.
Trabalhar a educação popular é trabalhar com o povo, com suas origens, com suas condições históricas. Quando se procura conhecer a identidade do aluno, de que Região é sua herança cultural, se estará trabalhando essa cultura, valorizando-o.
Os alfabetizandos devem ser respeitados, como sujeitos da educação, devendo ser escutados em suas falas, tendo o direito de tornar-se patícipe da decisão de transformar o mundo.
A metodologia, no incentivo às expressões orais, escritas dos educandos por meio de temas sociais e de interesses dos educando-os e, também, por meio de musica, de dramatizações, poemas, leituras de texto e passeios a pontos turísticos da cidade de Belém. Tem educandos que não sabem ler ou escrever, entretanto possuem o que Paulo Freire denomina de leitura de mundo e sua pratica docente é de visualizar como é a realidade.
Ler o mundo precede a leitura da palavra. Quem lê a palavra conhece o mundo, quem escreve o mundo, muda-o - Mediante os saberes e a realidade cultural dos educandos, os educadores diversificam sua metodologia. Esse olhar para a realidade do educando como ponto de partida da pratica pedagogica significa o respeito aos saberes e ao contexto cultural dos educando.
Alguns educadores afirmaram encontrar dificuldades no trabalho com a cultura amazonica, por falta de conhecimento sobre o assunto e por ser um assunto bastante amplo e rico com muitos aspectos a serem trabalhados, mas a ajuda do Nucleo melhora suas situações.
Uma educação de qualidade deve levar em conta a individualidade de cada aluno, assim como suas produções em aula. A cultura amazonica é inerente a vida desses sujeitos, a forma como eles manifestam isso é na verdade um dos ingredientes avaliativos no sentido da valorização, usado como subsídio para a construção das teias do planejamento do conteúdo.
Uma educação de qualidade deve levar em conta a individualidade de cada aluno, assim como suas produções em aula. A cultura amazonica é inerente a vida desses sujeitos, a forma como eles manifestam isso é na verdade um dos ingredientes avaliativos no sentido da valorização, usado como subsídio para a construção das teias do planejamento do conteúdo.
Os educadores tem consciencia que a cultura amazonica é híbrida, multicultural e por isso trabalham pedagogicamente a autonomia dos sujeitos e a originalidade de suas culturas de forma respeitosa.
Referencias Bibliograficas: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. 2.ed. Belém: EDUEPA, 2008.
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