Temos que ser coerentes e éticos. Comprometidos diante do discursso e sua prática. Não há como separarmos os dois termos. O ser humano, por mais incompleto que seja, deve ser completo em relação á pratica e a teoria. É a prática que dá vida ao discurso, ou seja, é a prática que fundamenta a teoria, ao contrário do que muitas vezes defendemos que devemos ter uma teoria que fundamente a prática, consolidando a forma mecanicista de pensar. Prática e teoria se inter-relacionam. Não dá para definir esta relação de forma simplista e mecanicista.
O discurso é a expressão linguistica da teoria. Portanto, um discurso destoante da prática mostra a incoerencia entre a pratica e a teoria, apesar de ambas serem legitimas, mas é a pratica que possui a verdade, pois afirma a essencia de sua teoria. Por isso, por mais incoerente que seja a relação entre pratica e discurso, a pratica denunciará a verdadeira teoria com que ela se inter-relaciona.
O ato de ensinar nunca será neutro, pois está relacionado com a ideologia do educador(a). Assim sendo, um ato político e assumido como tal. Ser consciente do seu papel como sujeito da história, é ser coerente com sua prática. Tudo isso influenciará a linguagem e a leitura de mundo.
Atravéz da linguagem podemos perceber quais as intenções que estão por traz do discurso revelando completamente a "manha"(ideologia). Isso torna a linguagem um dos meios mais complexos e fantásticos de dominação e libertação.
Referencia Bibliograficas: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância. Parte 1 - Sobre os nacionais. São Paulo: UNESP, 2004, pp. 23 a 89.
Este é um blogg onde a educação e toda a sua história é pauta. Conheça um pouco do meu pensamento e de resumos, livros, resenhas,textos, ensaios, estudos e demais trabalhos de vários pensadores e colaboradores sobre vários temas dentro da área da educação. Agora que você ja sabe onde nos encontrar, estou certa que nos veremos neste blog sempre! abçs
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)
(Jean Piaget)
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