segunda-feira, 13 de junho de 2011

Docência como Atividade Profissional

 O intuito de  escrever estes posts sobre a docencia é que eu observo e observei que quando fazia minha faculdade de licenciatura, com seus quarenta e tantos alunos, só na minha sala de aula, se 10% ou seja, quatro, seguisem realmente a carreira de docente, com todo amor que ela merece, é muito! A maioria tava lá pra pegar um diplona pra dizer que tem um, ou seja, status, ou pra melhor a verba fazendo um concurso público que não tem nada a ver com a docencia mais poder concorrer com título de superior, e pior, aqueles que se não arrumarem nada pra fazer na vida, vão usar a profissão pra não ficar desempregado. Bom, motivos não faltam, apesar dos mais torpes possíveis, eu só ouvi uma pessoa além de mim que dizia que seria professor concerteza. Gente que você nota que não sabe nem porque tá no mundo quiça na profissão. É de chorar de tristeza! mas enfim, espero que alguem que realmente ame ser professor leia este post e resolva seguir este caminho justamente por querer ser parteira como eu. Sim, parteira de almas, como eu costumo dizer. E saber realmente o que a profissão significa, seu perfil, suas exigencias.Por isso, nada melhor que começas com um texto de Ilma Passos Alencastro Veiga.

A docência: Características básicas

No sentido etmológico, docência tem suas raízes no latim docere, que significa ensinar, instruir, mostrar, indicar, dar a entender. Este registro, na língua portuguesa, é datado de 1916, o que implica dizer que a apropriação do termo é algo novo no espaço dos discursos sobre educação.

No sentido formal, a docência é o trabalho dos professores, o conjunto de funções que ultrapassam a tarefa de ministrar aulas.  As funções formativas convencionais, como ter um bom conhecimento sobre a disciplina e sobre como explicá-la, foram tornando-se mais complexas com o tempo e com o surgimento de novas condições de trabalho.

Não há dúvidas que estamos diante de um processo de ampliação do campo da docência. Por considerar a docência como uma atividade especializada, defendo sua importancia no bojo da visão profissional. Assim, uma das caracteristicas fundamentais gira em torno da docência como profissão. A docência requer formação profissional para seu exercício: conhecimentos específicos para exercê-lo adequadamente ou, no mínimo, a aquisição das habilidades e dos conhecimentos vinculados à atividade docente para melhorar sua qualidade.

Outra caracteristica da docência está ligada a inovação quando rompe com a forma conservadora de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar, reconfigurar saberes, procurando superar dicotomias entre conhecimento cientifico e senso comum, ciência e cultura, educação e trabalho, teoria e pratica etc.; Explora novas alternativas teorico-metodologicas em busca de outras possibilidades de escolha; procura a renovação da sensibilidade ao alicerçar-se na dimensão estética, no novo, no criativo, na inventividade; ganha significado quando é exercida com ética.

Formar professores implica compreender a importancia do papel da docência, propiciando uma profundidade científico pedagógica que os capacite a enfrentar questões fundamentais da escola como instituição social, uma prática social que implica as ideias de formação, reflexão e crítica.

Referencia Bibliografica: VEIGA, Ilma Passos Alencastro Veiga e D’AVILA, Cristina. Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário