Nóvoa(1997, p.34) explica que "(...) a identidade não é um dado adquirido, não é uma propriedade, não é um produto. A identidade é um lugar de lutas e conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e estar na profissão".
Essa referencia deixa claro que a identidade profissional se constrói com base no significado dos movimentos reivindicatorios dos docentes e no sentido que o profissional confere a seu trabalho, definindo o que quer e o que não quer e o que pode como professor.
A construção da identidade docente é uma das condições para a sua profissionalização e envolve o delineamento da cultura do grupo de pertença profissional, sendo integrada ao contexto sociopolitico.
A construção da identidade docente, três dimensões são fundamentais: o desenvolvimento pessoal, que se refere aos processos de construção de vida do professor; o desenvolvimento profissional, que diz respeito aos aspectos da profissionalização docente; e o desenvolvimento institucional, que se refere aos investimentos da instituição para a obtenção de seus objetivos educacionais(Novoa 1992).
A identidade docente é uma construção que permeia a vida profissional desde o momento de escolha da profissão, passando pela formação inicial e pelos diferentes espaços institucionais onde se desenvolve a profissão, o que lhe confere uma dimensão no tempo e no espaço. É construída sobre os saberes profissionais e sobre atribuições de ordem etica e deontologia. Sua configuração tem a marca das opções tomadas, das experiências realizadas, das práticas, "(...) quer ao nível das representações quer ao nivel do trabalho concreto"(Novoa 1992,p.116)
Pimenta e Anastasiou nos ensina "(...) uma identidade profissional se constroi, pois, com base na significação social da profissão; na revisão constante dos significados sociais da profissão; na revisão das tradições.Mas também com base na reafirmação de praticas consagradas culturalmente que permanecem significativas. (...) Constroi-se, também, pelo significado que cada professor, enquanto ator e autor, confere a atividade docente em seu cotidiano, em seu modo de situar-se no mundo, em sua historia de vida, em suas representaçoes, em seus saberes, em suas angustias e anseios, no sentido que tem em sua vida o ser professor".(2002,p.77)
Em sintese, e reinterando as considerações feitas po Pimenta e Anastasiou 92002), posso afirmar que a identidade do professor significa fazer parte de uma profissão em constante processo de revisão dos significados sociais.
Na formação de professores, é possivel encontrar diferentes extruturas de racionalidades, uma vez que as concepções de docencia variam de acordo com as diferentes abordagens e orientações.
Vale ressaltar a importancia no conhecimento profundo de como a imagem do professor vem sido concebida e, consequentemente, quais tem sido os pressupostos que fundamentam os projetos pedagogicos para a sua formação.
Espera-se que os pontos de discussão apresentados possam contribuir para o debate a respeito da melhoria do desempenho docente e da necessidade imperiosa da formação. É preciso ficar claro que a formação docente é uma ação continua e progressiva, que envolve diversas instancias e que atribui valorização significativa para a pratica pedagogica e para experiencia, consideradas componentes constitutivos da formação. Ainda ha a necessidade de destacar que o exercicio da docencia envolve saberes especificos, os saberes pedagogicos e os saberes construidos nos espaços experimentais.
A docencia é, portanto, uma atividade profissional complexa, pois requer saberes diversificados. isto significa reconhecer que os saberes que dão sustentação a docencia exigem uma formação profissional numa pespectiva teorica e pratica.
Referencia Bibliografica: VEIGA, Ilma Passos Alencastro Veiga e D’AVILA, Cristina. Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.
Este é um blogg onde a educação e toda a sua história é pauta. Conheça um pouco do meu pensamento e de resumos, livros, resenhas,textos, ensaios, estudos e demais trabalhos de vários pensadores e colaboradores sobre vários temas dentro da área da educação. Agora que você ja sabe onde nos encontrar, estou certa que nos veremos neste blog sempre! abçs
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)
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