terça-feira, 14 de junho de 2011

Identidade profissional: O ser e estar na profissão

Nóvoa(1997, p.34) explica que "(...) a identidade não é um dado adquirido, não é uma propriedade, não é um produto. A identidade é um lugar de lutas e conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e estar na profissão".

Essa referencia deixa claro que a identidade profissional se constrói com base no significado dos movimentos reivindicatorios dos docentes e no sentido que o profissional confere  a seu trabalho, definindo o que quer e o que não quer e o que pode como professor.

A construção da identidade docente é uma das condições para a sua profissionalização e envolve o delineamento da cultura do grupo de pertença profissional, sendo integrada ao contexto sociopolitico.
A construção da identidade docente, três dimensões são fundamentais: o desenvolvimento pessoal, que se refere aos processos de construção de vida do professor; o desenvolvimento profissional, que diz respeito aos aspectos da profissionalização docente; e o desenvolvimento institucional, que se refere aos investimentos da instituição para a obtenção de seus objetivos educacionais(Novoa 1992).

A identidade docente é uma construção que permeia a vida profissional desde o momento de escolha da profissão, passando pela formação inicial e pelos diferentes espaços institucionais onde se desenvolve a profissão, o que lhe confere uma dimensão no tempo e no espaço. É construída sobre os saberes profissionais e sobre atribuições de ordem etica e deontologia. Sua configuração tem a marca das opções tomadas, das experiências realizadas, das práticas, "(...) quer ao nível das representações quer ao nivel do trabalho concreto"(Novoa 1992,p.116)

Pimenta e Anastasiou nos ensina "(...) uma identidade profissional se constroi, pois, com base na significação social da profissão; na revisão constante dos significados sociais da profissão; na revisão das tradições.Mas também com base na reafirmação de praticas consagradas culturalmente que permanecem significativas. (...) Constroi-se, também, pelo significado que cada professor, enquanto ator e autor, confere a atividade docente em seu cotidiano, em seu modo de situar-se no mundo, em sua historia de vida, em suas representaçoes, em seus saberes, em suas angustias e anseios, no sentido que tem em sua vida o ser professor".(2002,p.77)

Em sintese, e reinterando as considerações feitas po Pimenta e Anastasiou 92002), posso afirmar que a identidade do professor significa fazer parte de uma profissão em constante processo de revisão dos significados sociais.


Na formação de professores, é possivel encontrar diferentes extruturas de racionalidades, uma vez que as concepções de docencia variam de acordo com as diferentes abordagens e orientações.

Vale ressaltar a importancia no conhecimento profundo de como a imagem do professor vem sido concebida e, consequentemente, quais tem sido os pressupostos que fundamentam os projetos pedagogicos para a sua formação.

Espera-se que os pontos de discussão apresentados possam contribuir para o debate a respeito da melhoria do desempenho docente e da necessidade imperiosa da formação. É preciso ficar claro que a formação docente é uma ação continua e progressiva, que envolve diversas instancias e que atribui valorização significativa para a pratica pedagogica e para experiencia, consideradas componentes constitutivos da formação. Ainda ha a necessidade de destacar que o exercicio da docencia envolve saberes especificos, os saberes pedagogicos e os saberes construidos nos espaços experimentais.

A docencia é, portanto, uma atividade profissional complexa, pois requer saberes diversificados. isto significa reconhecer que os saberes que dão sustentação a docencia exigem uma formação profissional numa pespectiva teorica e pratica.

Referencia Bibliografica: VEIGA, Ilma Passos Alencastro Veiga e D’AVILA, Cristina. Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.

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