sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Cultura Amazônica em práticas pedagógicas de educadores populares


O trabalho fala das atividades educativas realizadas pelo Núcleo de Educação Popular em Belém/PA - NEP/PA com as comunidades hospitalares periféricas e rurais-ribeirinhas e as representações sobre a cultura amazônica e suas manifestações detectadas pelos educadores mostrando que além do espaço escolar a cultura é expressa nas conversas, oralidade dos mais antigos, na transformação de saberes, dos valores, da tradição social das populações locais configurando uma pratica na qual a cultura é fundamental no processo de formação social dessas comunidades. Reafirmando a relação que os educandos estabelecem com o saber construído no seu cotidiano social sendo fundamental ao desenvolvimento das praticas pedagogicas. Mergulhar nas aguas culturais das massas populares implica em compreendê-las para desenvolver uma nova pratica pedagogica.

Viver a cultura amazônica é confrontar-se com diferentes condições de vida locais, de saberes, de valores, de práticas sociais e educativas, bem como uma variedade de sujeitos de diferentes matizes étnicas, religiosas em interação com a biodiversidade dos ecossistemas da Amazônia. Esses saberes estão no centro dos debates sobre a formação e a pratica de educação popular e este estudo possibilita à construção de novas diretrizes e praticas educativas, cujo ponto de partida é a reflexão sobre a praxis dos educadores e educandos contextualizada na cultura local.

Os objetivos do estudo são:
  • Identificar as representações sobre cultura amazônica presente na pratica cotidiana pedagogica de alfabetizadores e alfabetizando;
  • Repensar a prática alfabetizadora, a partir da reflexão da propria pratica dos educadores e dos educandos, contextualizada na diversidade de comunidades: hospitalares, periféricas e rurais-ribeirinha.
Esta investigação é considerada um estudo da comunidade ou realidade social, centrada sobre dados locais, fatos conectivos, percepções vivenciadas com enfase na:

  1. Participação integrada de professores e alunos de uma escola ou de um curso de alfabetização;
  2. A interação da equipe de pesquisa com a comunidade
Ela não é uma pesquisa sobre ou na comunidade. É uma pesquisa da e pretende ser, também, uma pesquisa com a comunidade.


Procedimentos:
  1. Levantamento bibliografico: Sobre temas relativos a educação popular, saberes, cultura, cultura amazônica, representações sociais, entre outros envolvendo grupos de estudo;
  2. Levantamento documental: Relatórios de atividades dos educadores e das produções dos alfabetizando (textos, discursos, desenhos);
  3. Dinamicas pedagogicas: Com os alfabetizandos envolvendo temas relativos a cultura amazônica;
  4. Entrevistas: Com os educadores do Núcleo, abrangendo temas com vivência com a cultura amazônica na vida pessoal, educativa e social, com enfase para as atividades, manifestações e representações culturais dos alfabetizandos.
A cartografia dos saberes baseia-se na cartografia cultural como uma tentantiva de delinear significados que existem, tanto na superficie, como submersos manifestos do encontro pedagógico. Tudo isso possibilitou o mapeamento de saberes culturais amazônicos:

  • Vocabulario;
  • Medicina popular;
  • Culinária;
  • Lendas e Mitos;
  • Religiosidade popular;
  • Musicas;
  • Fauna e flora
A análise dos dados foram feitas em torno de quatro temas:
  1. O que representam sobre a cultura amazônica?
  2. Como manifestam a cultura amazônica nas praticas sociais e educacionais;
  3. A que saberes as representações sobre cultura amazonica estão relacionadas?
  4. Quais os efeitos dessas representações no ambiente social e educativo?
Estas questões seguem os presupostos de que o conteúdo cognitivo das representações expressas pelos sujeitos está relacionado às condições socioculturais e ao estatuto epistemologico das representações sociais que se dimensionam como uma forma de leitura de mundo, por sujeitos socio-historico, sendo então, referencia de certa posição social. E, que as representações sociais são formadas no processo de comunicação social, no qual as pessoas adquirem um repertório comum de interpretações e explicações, regras e comportamentos que podem ser aplicadas à vida cotidiana.


Referencias Bibliograficas: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. 2.ed. Belém: EDUEPA, 2008.

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