O trabalho fala das atividades educativas realizadas pelo Núcleo de Educação Popular em Belém/PA - NEP/PA com as comunidades hospitalares periféricas e rurais-ribeirinhas e as representações sobre a cultura amazônica e suas manifestações detectadas pelos educadores mostrando que além do espaço escolar a cultura é expressa nas conversas, oralidade dos mais antigos, na transformação de saberes, dos valores, da tradição social das populações locais configurando uma pratica na qual a cultura é fundamental no processo de formação social dessas comunidades. Reafirmando a relação que os educandos estabelecem com o saber construído no seu cotidiano social sendo fundamental ao desenvolvimento das praticas pedagogicas. Mergulhar nas aguas culturais das massas populares implica em compreendê-las para desenvolver uma nova pratica pedagogica.
Viver a cultura amazônica é confrontar-se com diferentes condições de vida locais, de saberes, de valores, de práticas sociais e educativas, bem como uma variedade de sujeitos de diferentes matizes étnicas, religiosas em interação com a biodiversidade dos ecossistemas da Amazônia. Esses saberes estão no centro dos debates sobre a formação e a pratica de educação popular e este estudo possibilita à construção de novas diretrizes e praticas educativas, cujo ponto de partida é a reflexão sobre a praxis dos educadores e educandos contextualizada na cultura local.
Os objetivos do estudo são:
- Identificar as representações sobre cultura amazônica presente na pratica cotidiana pedagogica de alfabetizadores e alfabetizando;
- Repensar a prática alfabetizadora, a partir da reflexão da propria pratica dos educadores e dos educandos, contextualizada na diversidade de comunidades: hospitalares, periféricas e rurais-ribeirinha.
- Participação integrada de professores e alunos de uma escola ou de um curso de alfabetização;
- A interação da equipe de pesquisa com a comunidade
Procedimentos:
- Levantamento bibliografico: Sobre temas relativos a educação popular, saberes, cultura, cultura amazônica, representações sociais, entre outros envolvendo grupos de estudo;
- Levantamento documental: Relatórios de atividades dos educadores e das produções dos alfabetizando (textos, discursos, desenhos);
- Dinamicas pedagogicas: Com os alfabetizandos envolvendo temas relativos a cultura amazônica;
- Entrevistas: Com os educadores do Núcleo, abrangendo temas com vivência com a cultura amazônica na vida pessoal, educativa e social, com enfase para as atividades, manifestações e representações culturais dos alfabetizandos.
- Vocabulario;
- Medicina popular;
- Culinária;
- Lendas e Mitos;
- Religiosidade popular;
- Musicas;
- Fauna e flora
- O que representam sobre a cultura amazônica?
- Como manifestam a cultura amazônica nas praticas sociais e educacionais;
- A que saberes as representações sobre cultura amazonica estão relacionadas?
- Quais os efeitos dessas representações no ambiente social e educativo?
Referencias Bibliograficas: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. 2.ed. Belém: EDUEPA, 2008.
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