quinta-feira, 21 de abril de 2011

A cultura e a educação


Kant e outros intelectuais alemães unânimes em estabelecer um contraponto entre Cultura e civilidade, não entendendo cultura como resultado de um aperfeiçoamento da civilidade. Entender ou compreender o conceito de cultura é extremamente relevante, exemplo disto é o conceito de fundamentação do projeto de autoconsciência nacional germanica que lhe viria a se disseminar mundo a fora e teria desdobramento dramatico nos dois séculos seguintes. Assim sendo, fixa as três principais caracteristicas que cercam o conceito de cultura ao longo da modernidade:

  1. Seu carater diferenciador e elitista marcada pela supremacia e distinção dos intelectuais alemães;
  2. O carater único e unificador da Cultura. Ligado a isso está o papel da educação, que era a imposição de um padrão único disfarçado de humanismo universal, mas que na verdade era um padrão branco, machista, de forte conotação judaico-cristã, eurocentrico e de preferencia germânico. Desta maneira desenvolveu-se a idéia de uma escola única para todos (ideologia monoculturalista). Fato este que fez com que o Estado tomasse a escola como uma instituição ao seu serviço para que realizasse da maneira mais ampla e duradoura a tarefa de regular a sociedade. A educação escolarizada foi logo colocada a serviço de uma modernidade que deveria se tornar a mais homogenea e a menos ambivalente possível. De uma cultura universalista, em relação as demais manifestações e produções culturais dos outros povos que não passariam de casos particulares - como que variações em torno de um ideal maior e mais importante, ou simples imitações, ou degenerescências lamentáveis. (maxima isotropia). Significa o rebatimento de tudo e de todos a um mesmo; em termos culturais, significa uma identidade única e a rejeição de toda e qualquer diferença;
  3. Carater idealista de cultura. Atualizando a doutrina Platonica dos dois mundos impregnando o entendimento moderno do que se deve ser uma (verdadeira) teoria da educação alimentando a busca de uma sociedade cuja "perfeição ainda não se encontra na experiência". Esse idealismo foi e é uma condição necessaria para se acreditar na possibilidade e desejabilidade de uma cultura única e universal.
 
  
Referencia bibliografica:VEIGA-NETO, Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação. ANPED, Mai/Jun/Ago, nº 23, 2003, pp.5-15

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