quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cultura, cultura e educação

Cultura e educação são binomios de infinitos sentidos. Nas ultimas décadas chega a ficar mais visivel as diferenças culturais e igualmente fortes os embates sobre a diferença e entre os "diferentes". Seja quando a opressão de alguns sobre os outros, seja na busca da exploração economica e material, seja nas praticas de dominação e imposição de valores, significados de um grupo sobre os demais.
A relação entre cultura e educação é o eixo dos embates transformando, neste contexto, a pedagogia (que é o campo dos saberes) e a escola (instituição) em arenas onde ocorrem choques teóricos e práticos sobre o assunto.
Observa-se um crescente interesse pelas questões culturais em todas as esferas ganha relevancia para pensar o mundo e validando que ela perpassa por tudo o que acontece em nossas vidas e todas as representações que fazemos desses acontecimentos.
Estar atento o quanto estamos sendo levados a participar ativa ou passivamente do "jeito americano de viver". É preciso discutir, problematizar essa questão para sabermos o que os outros e nós estão falando e para onde essas questões podem nos levar, o que estão fazendo de nós mesmos.
Desnaturalizar os fenomenos sociais e encara-los como históricamente construidos, é o primeiro passo para se intervir nesses fenômenos, mesmo que insuficientemente, porem assim subverteremos o que somos e o que fazemos.


Referencia bibliografica:VEIGA-NETO, Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação. ANPED, Mai/Jun/Ago, nº 23, 2003, pp.5-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário