quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pedagogia da Tolerancia


Conceito de Tolerancia, segundo Freire - Virtude de convivencia humana. Conviver com o diferente não é conviver com o inferior. Tolerar não é concordar com quem pensa diferente, demanda respeito que é uma ação, uma disponibilidade de aprender com o outro.

Tensão criativa da diversidade

Efeitos:Estimula a curiosidade; Questiona o poder e a opressão; Desestabiliza posições colocadas como verdades absolutas.

Ser tolerante é viver com tensão.
Respeitar as diferentes opiniões não é abster-se da luta e do diálogo e nem muito menos uma postura de manutenção, de posições exclusivistas e opressoras; E sim, defender posições progressistas de pensar um mundo possível e justo a todas as pessoas.
O ser humano faz e conduz a história, por isso, tem responsabilidade de cuidar do mundo e das pessoas que nele vivem e isso implica compromisso em relação as suas atitudes.
Não existe democracia com intolerancia. Ela nos permite rever ideologias e sonhos para que estejamos indo ao encontro da humanidade e não a sua exploração.
Ser sujeito da história não é apenas querer mudar. É arriscar, e esta atitude constitui medo e coragem; Vontade de buscar mudança, pensar.
Jamais pensar em tolerancia e suas significações, pensando em toda leva de discriminações, isso seria distorcer o conceito. Mas até onde vai nossa tolerancia? Pergunta por si só intolerante, pois torna a tolerancia um adjetivo, ao passo que ela é parte da convivência humana; e não um dom adquirido. A ela não se pressupõem que seja "usada" em determinadas situações. Não é limitada ou mesclada com a intolerancia. É uma ação que promove o direito a vida digna, á diferença, à paz.


Referencia Bibliograficas: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância. Parte 1 - Sobre os nacionais. São Paulo: UNESP, 2004, pp. 23 a 89.

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