quarta-feira, 20 de abril de 2011

A tolerancia diante do discurso e a prática

Temos que ser coerentes e éticos. Comprometidos diante do discursso e sua prática. Não há como separarmos os dois termos. O ser humano, por mais incompleto que seja, deve ser completo em relação á pratica e a teoria. É a prática que dá vida ao discurso, ou seja, é a prática que fundamenta a teoria, ao contrário do que muitas vezes defendemos que devemos ter uma teoria que fundamente a prática, consolidando a forma mecanicista de pensar. Prática e teoria se inter-relacionam. Não dá para definir esta relação de forma simplista e mecanicista.
O discurso é a expressão linguistica da teoria. Portanto, um discurso destoante da prática mostra a incoerencia entre a pratica e a teoria, apesar de ambas serem legitimas, mas é a pratica que possui a verdade, pois afirma a essencia de sua teoria. Por isso, por mais incoerente que seja a relação entre pratica e discurso, a pratica denunciará a verdadeira teoria com que ela se inter-relaciona.

O ato de ensinar nunca será neutro, pois está relacionado com a ideologia do educador(a). Assim sendo, um ato político e assumido como tal. Ser consciente do seu papel como sujeito da história, é ser coerente com sua prática. Tudo isso influenciará a linguagem e a leitura de mundo.

Atravéz da linguagem podemos perceber quais as intenções que estão por traz do discurso revelando completamente a "manha"(ideologia). Isso torna a linguagem um dos meios mais complexos e fantásticos de dominação e libertação.


Referencia Bibliograficas: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância. Parte 1 - Sobre os nacionais. São Paulo: UNESP, 2004, pp. 23 a 89.

Nenhum comentário:

Postar um comentário