sexta-feira, 22 de abril de 2011

O respeito dos educadores populares à diversidade cultural


 A diversidade cultural na Amazonia constituida por suas lendas, culinarias entre outros é tratado com respeito pelos educadores, mesmo que sejam de diferentes crenças religiosas. Os educadores vivenciam a cultura amazonica em sua vida pessoal expressa pelas histórias contadas por pessoas da família e por amigos; pela participação em atividades culturais, pelo uso de amuletos, uso de termos paraenses, pela musica, pela medicina natural, pela culinaria e praticas cotidianas sociais.

A cultura Amazônica é compreendida como algo inerente ao modo como o ser humano vive e se percebe no seu mundo cotidiano, delineando a organização dos grupos sociais.

No trabalho educativo, quando se fala em cultura amazonica, mesmo vivenciando-as, muitos a resumem somente à cultura da floresta, ao saber da floresta, e não é somente isso. Não é só folclore ou lenda, e sim, é como o homem no seu cotidiano se percebe, como ele acha soluções.


Referencias Bibliograficas: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. 2.ed. Belém: EDUEPA, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário