sexta-feira, 22 de abril de 2011

O trabalho pedagogico com a cultura amazonica


O trabalho feito pelos educadores na sala de aula proveniente da cultura amazonica, é feito por meio de narrativas orais efetivadas pelos educandos destacando que alguns temas possibilitam o debate do assunto como a fé, que relaciona com o Círio, a alimentação saudável com as frutas e determinados costumes sociais relacionados com o clima da região. As manifestações no núcleo são inevitaveis por alguns educandos serem provenientes do interior que trazem não somente saberes sobre lendas, mas sobre atividades cotidianas sociais, como o trabalho com produção de cuias, farinha, paneiro etc. E que é repassado na convivencia comunitaria e familiar, por meio das culturas de conversa. O papel do educador é compartilhar o conhecimento e as culturas de forma interdisciplinar, respeitando os saberes e as manifestações culturais dos educandos e trabalhando o conceito de cultura em sala de aula partindo da realidade e praxis do aluno. Essa ação dialógica entre educador e educando é importante mediante os conflitos de saberes entre as gerações provenientes das mudanças socioculturais e educacionais entre a educação como estudo e a cultura de conversa. Nos levando a refletir sobre o carater pratico do estudo por possibilitar uma ascenção social, mas há uma desvantagem, a escola não está possibilitando o fomento dos valores comunitarios e familiares do cuidar, do respeito ao outro e a natureza, ações de soliedariedade, o sentimento de pertença a comunidade local entre outras. Destaca-se ainda a discriminação que sofre algumas mulheres, que são excluídas da escola, em função de suas atribuições sociais, como responsáveis por cuidar da casa, marido, filhos, pais, apesar de trabalhar na roça da mesma forma que os demais membros da família. 


 Afirmam que o tema cultura nem sempre é planejado, que é no diálogo travado com os educandos no ambiente educativo que aspectos da cultura amazonica são explorados e é valorizado por está relacionado ao cotidiano social e cultural dos educandos. Os educadores, também buscam construir a identidade do educando como ser enraizado na história, na vida social de uma região específica, a Amazônia.
Trabalhar a educação popular é trabalhar com o povo, com suas origens, com suas condições históricas. Quando se procura conhecer a identidade do aluno, de que Região é sua herança cultural, se estará trabalhando essa cultura, valorizando-o.

Os alfabetizandos devem ser respeitados, como sujeitos da educação, devendo ser escutados em suas falas, tendo o direito de tornar-se patícipe da decisão de transformar o mundo.
A metodologia, no incentivo às expressões orais, escritas dos educandos por meio de temas sociais e de interesses dos educando-os e, também, por meio de musica, de dramatizações, poemas, leituras de texto e passeios a pontos turísticos da cidade de Belém. Tem educandos que não sabem ler ou escrever, entretanto possuem o que Paulo Freire denomina de leitura de mundo e sua pratica docente é de visualizar como é a realidade.

Ler o mundo precede a leitura da palavra. Quem lê a palavra conhece o mundo, quem escreve o mundo, muda-o - Mediante os saberes e a realidade cultural dos educandos, os educadores diversificam sua metodologia. Esse olhar para a realidade do educando como ponto de partida da pratica pedagogica significa o respeito aos saberes e ao contexto cultural dos educando.

Alguns educadores afirmaram encontrar dificuldades no trabalho com a cultura amazonica, por falta de conhecimento sobre o assunto e por ser um assunto bastante amplo e rico com muitos aspectos a serem trabalhados, mas a ajuda do Nucleo melhora suas situações.

Uma educação de qualidade deve levar em conta a individualidade de cada aluno, assim como suas produções em aula. A cultura amazonica é inerente a vida desses sujeitos, a forma como eles manifestam isso é na verdade um dos ingredientes avaliativos no sentido da valorização, usado como subsídio para a construção das teias do planejamento do conteúdo.
Os educadores tem consciencia que a cultura amazonica é híbrida, multicultural e por isso trabalham pedagogicamente a autonomia dos sujeitos e a originalidade de suas culturas de forma respeitosa.

Referencias Bibliograficas: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. 2.ed. Belém: EDUEPA, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário